Os doze deuses do Olimpo na mitologia grega são os principais deuses do panteão grego, que habitavam o topo do Monte Olimpo. Eles são: Zeus, Hera, Poseidon, Deméter, Atena, Apolo, Ártemis, Ares, Hefesto, Afrodite, Hermes e Héstia (ou Dionísio).
Zeus é o deus dos céus e o rei dos deuses do Olimpo. Filho do titã Cronos e de Reia, Zeus é o mais novo de seus irmãos.
Hera é a rainha dos deuses e a deusa do casamento e da família. Retratada como ciumenta e agressiva contra qualquer relação extra-conjugal.
Poseidon é o deus do mar, dos terremotos e dos cavalos. Símbolos associados a Poseidon incluem o tridente e o golfinho.
Deméter é a deusa da colheita e da fertilidade. Sua filha, Perséfone, foi sequestrada por Hades, levando-a a interromper o crescimento das plantas.
Atena, deusa da sabedoria e das artes, nasceu da cabeça de Zeus. Manteve-se virgem e é uma das figuras mais respeitadas do panteão grego.
Apolo é o deus do sol, da música e da profecia. Ele representa a harmonia, o equilíbrio e a razão, além de proteger pastores e marinheiros.
Ártemis é a deusa da caça, dos animais selvagens, do parto e da virgindade. Seu arco e flechas são seus companheiros constantes.
Ares é o deus da guerra e um dos mais temidos do Olimpo. Hera esperava que ele realizasse a profecia de se tornar mais poderoso que Zeus.
Hefesto é o deus do fogo e da metalurgia. Mesmo rejeitado por sua mãe Hera, tornou-se um dos mais habilidosos artesãos dos deuses.
Afrodite é a deusa do amor e da beleza. Nascida da espuma do mar, simboliza a sedução e a paixão.
Hermes é o mensageiro dos deuses e protetor dos viajantes e comerciantes. Ele guia as almas para o submundo de Hades.
Héstia é a deusa do lar e da família. Ela simboliza o conforto e a união na mitologia grega.