Python para quem está começando
Python é uma linguagem poderosa e divertida. Com ela você pode fazer diversas coisas como:
Construção de sistemas Web com Django, Flask, Pyramid, etc.
Análise de dados, Inteligência Artificial, Machine Learning e etc com Numpy, Pandas, Matplotlib, etc
Construção de aplicativos com Kivy e Pybee
Construção de sistemas desktop com Tkinter, WxPython, etc.
Existem diversos cursos onlines onde você pode encontrar material. São cursos que você consegue aprender o básico da programação com Python como tipos de variáveis, como escrever funções, etc.
Devo usar o Interpretador do Python puro? Depende da sua preferência. Ele é uma ferramenta poderosa.
Mas boa parte de profissionais usa o interpretador ipython pois este contém mais recursos visuais e de auxílio (como colorir as mensagens de erro).
Que IDE usar? Depende muito da sua preferência. Você pode usar qualquer editor de texto padrão, como o Notepad++, Gedit ou Sublime até o VI puro. Não existe padrão. Para quem vem do MATLAB ou R, o Spyder pode ser muito útil. O Pycharm é outro IDE muito utilizado na comunidade.
Aonde eu encontro os módulos para utilizar no meu projeto? Alguns módulos já vem por padrão no Python puro, por exemplo o módulo matemático. Outros, devem ser baixados de um repositório, como é o caso do Django ou Numpy. Hoje, mais de 107 mil projetos estão cadastros no repositório oficial. Caso você não ache o que procura, há muito incentivo para que você construa um módulo novo e inclua no repositório!
Se você não tem a menor ideia mesmo de que módulo você precise, dê uma procurada no Google e StackOverflow. De certo alguém já fez algo parecido com o que você precisa!
O que são VirtualEnvs? O ideal para projetos Python é que você isole as bibliotecas que você usa, para evitar conflitos entre projetos. Isso é uma boa prática e pode evitar dores de cabeça futuras. Dê uma lida sobre antes de iniciar um projeto grande, ok?