Banco de Dados MYSQL


O que é o MySQL?

Agora que você sabe como funciona o servidor de hospedagem e a importância de um banco de dados, vamos ao conceito do MySQL. Trata-se de um código aberto desenvolvido para a gestão de banco de dados. A origem de seu nome vem da junção de “My”, que é o nome da filha do cofundador, Michael Widenius, e “SQL”, que é a sigla para Structured Query Language, cuja tradução mais próxima é linguagem de consulta estruturada. O MySQL é capaz de armazenar qualquer tipo de informação, desde um site institucional até um e-commerce. Isso inclui desde o registro de um simples dado até todo o inventário de produtos. Seu modelo de criação de banco de dados é baseado em tabelas. Um banco de dados pode conter muitas tabelas para organizar as informações de uma forma mais concisa.


História do MySQL

O MySQL foi desenvolvido pela empresa sueca MySQL AB, fundada por David Axmark, Allan Larsson e Michael Monty Widenius, que também criaram outras soluções de banco de dados, como o MariaDB. Seu desenvolvimento original ocorreu em 1994, mas o MySQL teve sua primeira versão apresentada ao público no ano seguinte. A princípio, ela foi criada para uso pessoal a partir do mSQL, utilizando como base a linguagem ISAM, que era considerada de baixo nível. Em seguida, eles criaram uma nova interface SQL, com a mesma API que era utilizada no mSQL, dando origem ao MySQL.


Quais são os principais serviços do MySQL

O MySQL conta com quatro tipos de serviço em caráter principal: treinamento: oferece cursos cuja vantagem é, justamente, criar soluções de banco de dados; certificação: trata-se de um programa oferecido pelos desenvolvedores para capacitar as pessoas que precisam de experiência e habilidades para gerenciar o MySQL em sites que o utilizem como banco de dados; consultoria: fornecida pela Oracle, se dedica tanto às pessoas que estão começando a operar o sistema quanto para aqueles que já operam o MySQL e procuram desenvolver mais suas competências; suporte: conta com uma grande variedade de opções para que atendam às necessidades de cada empresa. Dessa forma, o suporte pode poupar tempo e ajudar as empresas que utilizam o MySQL a ter níveis de desempenho mais altos.


Quais são os clientes do MySQL?

Para entender a relevância de uma ferramenta, é importante ver quais são os seus clientes. Por isso, listamos aqui alguns deles:



GitHub; Airbnb; Booking.com; NASA; Bank of America; Bayer; Tesla; Netflix; Spotify; YouTube; LATAM Airlines; Twitter; Nokia.