Folha de Pagamento

Atividade em Excel - Apostila Excel - pág.:20

Dados Iniciais

EXERCICIOS:


Na questão 5 tem uma dica para ajudar a desenvolver os exercícios
01-Linha 1 : use o botão mesclar e centralizar no título da planilha da coluna A até F.
A-Selecione da célula A1 até F1
B-Clique em Mesclar e Centralizar

Resultado Exercicio 1
02-coluna C: selecione as células com salário e formate-as com as cores:
Azul – para os salários maiores que 1000 reais;
Verde – para os salários menores ou iguais a 1000 reais.
Vamos começar com a formatação em "azul":
A-Selecione da célula C3 até C12
B-Clique em no botão "Formatação Condicional"
C-Agora Clique em "Realçar Regras das Células"
D-Agora clique em "Mais Regras"

Feito os passos anteriores irá abrir uma janela com opções para formatação condicional(Destacado em amarelo).

Feito as formatações clique em ok.

Agora repita o precesso, até abrir novamente a janela de formatação, e desta vez, onde esta escrito: "é maior do que", você irá clicar, e selecionar: "É Menor ou igual a" depois digite "1000", depois clique em "formatar" e selecione a cor verde
Feito as formatações clique em ok.


Resultado Exercicio 2
03-Célula B13: digite a frase "Total da Folha" e alinhe-a à direita.
Na Célula C13: calcule a soma dos salários.

A-Clique na Célula B13, digite: "Total da Folha"
B-Depois Clique em "Alinhar a Direita"
C-Agora clique na Célula C13, e digite a fórmula: =SOMA(C3:C12)

Resultado Exercicio 3
04-Na linha 14, faça como a questão anterior, porém calculando a média salarial da folha.

A-Clique na Célula B14, digite: "Média Salarial"
B-Depois Clique em "Alinhar a Direita"
C-Agora clique na Célula C14, e digite a fórmula: =MÉDIA(C3:C12)

Resultado Exercicio 4
05-Coluna G (Com Aumento): calcule o salário com o aumento digitado na célula B15;

Selecione da célula G2, digite um "Com Aumento" para o titulo da coluna
Clique na célula G3 e digite a seguinte fórmula: =C3+(C3*$B$15)
Note que na fórmula que você acabou de digitar, você usou $ na célula da fórmula, isso serve para quando você, não quiser que ela mude, quando você usar o recurso de auto completar(Exemplo abaixo)

Recurso Auto Completar
Selecione a célula que contém a fórmula
Como na imagem ao lado, clique e mantenha pressionado o quadrado pequeno que aparece ao lado inferior-direito
Agora arraste até onde deseja que o sistema auto-complete com a fórmula que você criou
-->
06- coluna H (Salário Família): calcule o valor do salário família do empregado, multiplicando o número de dependentes pelo valor do salário família.

Clique na célula H2 e digite: "Salário Família"
Clique na célula H3 e digite a seguinte fórmula: =D3*$B$16
Depois use o recurso auto completar ensinado anteriormente
07-coluna I (Valor Hora-Extra): calcule quanto será pago de horas-extras ao funcionário. Para isso, você deve calcular quanto o funcionário recebe por hora. Observação: a hora-extra é o valor dobrado recebido normalmente (célula B17).
Clique na célula I2 e digite: "Valor Hora-Extra"
Clique na célula I3 e digite a fórmula: =(((C3/$B$17)*2)*E3) Depois use o recurso auto completar ensinado anteriormente
08- coluna J (Valor Faltas): calcule quanto será descontado no salário pelas faltas do mês. Dentro da fórmula, você deve calcular quanto o funcionário recebe por mês (célula B18). até F.
Selecione a célula j2 e digite: "Valor Faltas"
Selecione a célula J3 e digite a fórmula: =(C3/$B$18)*F3
Depois use o recurso auto completar ensinado anteriormente
09- coluna K (Líquido 1): calcule quanto o funcionário vai receber no mês, somando os proventos e subtraindo os descontos das colunas G, H, I e J.
Selecione a célula K2 e digite: "Líquido 1"
Selecione a célila K3 e digite a fórmula: =G3+H3+I3-J3
Depois use o recurso auto completar ensinado anteriormente
Antes de prosseguir

Crie uma nova planilha dentro do mesmo arquivo, no momento o nome será, Plan2.

Vá para a Plan2 e transporte os dados da coluna A da plan1(FolhaDePagamento) para a coluna A da plan2 e os dados da coluna K da plan1 para a coluna B, sempre para as linhas semelhantes. Dessa forma, a plan2 ficará com o nome dos funcionários e o salário líquido recebido. Resumindo: Iguale a célula A1 da plan2 com A1 da plan1 e copie até o último funcionário; Iguale a célula K2 da plan1 com a célula B2 da plan2 e copie até o último salário. Vai dar certo. É só rezar!


Clique no sinal (+) para criar uma nova planilha dentro do mesmo documento


Agora na plan2, clique na célula: "A1", digite o sinal de = , e vá para plan1(folha20)
Estando Agora na plan1, simplesmente clique na célula: "A1" e aperte a tecla "ENTER"

Repita o passo anterior para as demais células, até a plan2 ficar igual a imagem
Lembre de usar o recurso auto-completar quando o mesmo for adequado
10- coluna C (INSS): Se o funcionário recebeu menos de 1000 reais de salário líquido, calcule 8% de INSS para ele, senão calcule 11%.
Selecione da célula A1 até F1
Selecione a célula C3 e digite a fórmula: =B3*SE(B3<1000;8%;11%)
Depois use o recurso auto completar ensinado anteriormente
11- Coluna D (Bônus): Se o funcionário recebe menos de 500 reais líquido, dê um bônus de 20 reais para ele, senão dê um bônus de 10.
Clique na célula D2 e digite: "Bônus"
Clique na célula D3 e digite a fórmula: =SE(B3<500;20;10)
Depois use o recurso auto completar ensinado anteriormente
12- coluna E (Mulher): Um pouquinho complicada: Pelo mês internacional da mulher, retorne 260 reais para as mulheres e para os homens retorne zero (você deve, dentro do SE, usar a coluna B da plan1)
Clique na célula E2 e digite: "Mulher"
Clique na célula E3 e digite a seguinte fórmula: =SE( '220720FolhaDePagamento'!B3="F";260;0)
Note que o que esta em azul, faz referêcia ao nome da outra planilha que contem os sexos, "M" Masculino e "F" Feminino, então se o nome da sua planilha estiver diferente, basta mudar de acordo com a mesma
Depois use o recurso auto completar ensinado anteriormente
13- coluna F (Líquido 2): calcule o líquido aumentando ou subtraindo os novos eventos: colunas B, C, D e E.
Clique na célula F2 e digite: "Líquido 2"
Clique na célula e digite a seguinte fórmula: =B3-C3+D3+E3
Depois use o recurso auto completar ensinado anteriormente
14- Célula F13: crie uma fórmula para retornar o maior salário líquido entre os funcionários.
Clique na célula E13 e digite: "Maior Salário"
Clique na célula F13 e digite a seguinte fórmula: =MAIOR(F3:F12;1)
Depois use o recurso auto completar ensinado anteriormente
15- Vínculo: Crie uma planilha chamada ÍndicesGerais.xls e digite, na célula A1 a palavra Dólar e na célula A2 o valor do dólar. Voltando à plan2 da folha de pagamento, crie uma fórmula na coluna G retornando o salário líquido da coluna F em dólar.
Crie uma nova planilha
Nessa nova planilha clique na célula A1 e digite: "Dólar"
Agora clique na célula B1 e digite o valor do dólar, nesse exemplo usaremos o valor: "5,47"

Volte para planilha anterior em que estavamos trabalhando (Folha de Pagamento)
Estando de volta na nossa planilha, clique na célula G2 e digite: "Em Dólar"
Agora clique na célula G3 e digite a seguinte fórmula: =F3/[ 220720IndicesGerais.xlsx]Plan1!$B$1
Explicando a fórmula:
Em vermelho é a célula da planilha atual
Em azul é o nome da planilha que criamos antes, IndicesGerais.xlsx, quando o arquivo da planilha esta na mesma pasta basta colocar o nome desta forma, se estiver em outra pagina, será necessário digitar o diretório completo para poder acessar/buscar as informações
Em verde, é a infomação da célula dentro da planilha IndicesGerais que usamos para fórmula

16- Super-hiper-ultra-pequeno desafio na célula F14: Qual é a média do maior e do menor salário líquido?
Clique na célula E14 e digite: "Média entre o Maior e Menor Salário:"
Clique na célula F14 e digite a seguinte fórmula: =MÉDIA(MAIOR(F3:F12;1);MENOR(F3:F12;1))

Pronto

Finalizamos os Exercicios da pagina 20 da apostila e abaixo, está o resultado final