Teoria de Projeto

Curso Técnico de Desenvolvimento de Sistemas










Conceito de Diagrama de Caso de Uso


Objetivo: Mostrar como diferentes usuários (ou atores) interagem com um sistema e quais funcionalidades (casos de uso) o sistema oferece.



Componentes Principais:


Atores: Entidades externas (pessoas, sistemas) que interagem com o sistema. Representados por ícones de bonecos ou retângulos.


Casos de Uso: Funcionalidades ou serviços que o sistema oferece. Representados por elipses ou ovaladas.


Relacionamentos:


-Associação: Linha sólida conectando atores e casos de uso.


-Generalização: Linha sólida com triângulo, indicando especializações.


-Inclusão: Linha pontilhada com seta, mostrando um caso de uso incluído em outro.


-Extensão: Linha pontilhada com seta, indicando que um caso de uso pode estender outro.



Objetivos:


-Capturar e documentar requisitos do sistema.


-Facilitar a comunicação entre stakeholders.


-Ajudar no planejamento e definição de funcionalidades.


-Servir como documentação do sistema.















O diagrama de classes é uma ferramenta UML que detalha a

estrutura de um sistema orientado a objetos. Ele mostra:


Classes: Entidades do sistema com seus nomes, atributos e métodos.


Relacionamentos:


-Associação: Linha conectando classes, indicando como elas se relacionam.


-Agregação: Relação "parte-todo" onde a parte pode existir independentemente do todo (losango vazio).


-Composição: Relação "parte-todo" com dependência forte, onde a parte não pode existir sem o todo (losango preenchido).


-Herança: Relação entre uma classe base e uma derivada (seta sólida triangular).


-Realização: Implementação de uma interface por uma classe (seta pontilhada triangular).


Interfaces: Conjunto de métodos que uma classe deve implementar, representada com o nome e a estereotipagem <<interface>>.


Dependências: Relações onde uma classe depende de outra, representadas por uma linha pontilhada com uma seta.


O diagrama é crucial para entender e comunicar

a estrutura e interações do sistema.





PMBOK


O PMBOK (Project Management Body of Knowledge) é um guia que compila as melhores práticas, diretrizes e padrões reconhecidos internacionalmente para a gestão de projetos. Publicado pelo PMI (Project Management Institute), o PMBOK oferece um conjunto de conhecimentos, processos e técnicas que ajudam a garantir o sucesso na execução e controle de projetos.

E também é uma referência amplamente utilizada por profissionais de gerenciamento de projetos para garantir que os projetos sejam gerenciados de maneira eficaz e eficiente, proporcionando uma base comum de conhecimento e melhores práticas.





A seguir as metodologias mais usadas


Scrum: Divide o trabalho em ciclos chamados Sprints (2-4 semanas) e usa papéis e cerimônias específicas para gerenciar o progresso e adaptar-se a mudanças.


Kanban: Utiliza um quadro visual para gerenciar o fluxo de trabalho e limita o número de tarefas em andamento para melhorar a eficiência.


Extreme Programming (XP): Foca na qualidade do software com práticas como programação em pares, testes contínuos e pequenas releases frequentes.


Lean: Baseado na eliminação de desperdícios e maximização de valor para o cliente, com ênfase na eficiência e melhoria contínua.


Feature-Driven Development (FDD): Desenvolve software baseado em funcionalidades específicas, com planejamento e construção iterativa.


Feature-Driven Development (FDD): Desenvolve software baseado em funcionalidades específicas, com planejamento e construção iterativa.


Dynamic Systems Development Method (DSDM): Fornece uma abordagem estruturada para entrega de valor com foco na colaboração e ajustes contínuos.


Crystal: Adapta-se ao tamanho e complexidade do projeto, com foco em comunicação e colaboração dentro da equipe.


Agile Unified Process (AUP): Uma versão ágil do Rational Unified Process (RUP), combinando estrutura com práticas ágeis.





Qual será o valor da soma2?






O valor da soma2 é: 11