Teoria do Projeto
Diagrama de Caso de Uso
O que é um diagrama de caso de uso?
Um diagrama de casos de uso é uma ferramenta visual utilizada na modelagem de sistemas para
descrever as funcionalidades e as interações de um sistema com seus usuários ou outros sistemas
externos. Ele faz parte da abordagem de modelagem orientada a objetos e é uma das ferramentas
principais na Engenharia de Requisitos e Análise de Sistemas.
Aqui estão os principais conceitos de um diagrama de casos de uso:
1. Ator: Representa um usuário ou outro sistema que interage com o sistema em desenvolvimento.
Os atores são externos ao sistema e podem ser pessoas, sistemas externos ou até mesmo
dispositivos. No diagrama, os atores são geralmente representados por figuras de palito.
2. Caso de Uso: Descreve uma funcionalidade específica que o sistema oferece aos seus atores.
Cada caso de uso é uma tarefa ou um conjunto de ações que o sistema realiza em resposta a
uma solicitação do ator. São representados por elipses no diagrama.
3. Relacionamento:
Associação: Representa a interação entre um ator e um caso de uso. É uma linha simples
que conecta o ator ao caso de uso.
Generalização: Permite a especialização de atores ou casos de uso. Um ator ou caso de uso
pode herdar comportamentos ou funcionalidades de outro.
Inclusão: Um caso de uso pode incluir o comportamento de outro caso de uso.
Representado por uma seta com uma estereotipagem <<include>>.
Extensão: Representa uma funcionalidade opcional que pode ser adicionada a um caso de
uso. Usado para modelar comportamentos que podem ocorrer em certas condições.
Representado por uma seta com uma estereotipagem <<extend>>.
4. Sistema: O sistema que está sendo modelado é geralmente representado por um retângulo que
contém todos os casos de uso. Esse retângulo delimita o escopo do sistema.
5. Boundaries e Interfaces: Embora não sejam elementos gráficos no diagrama, entender as
fronteiras e interfaces do sistema pode ajudar a definir claramente os casos de uso e as
interações dos atores.
Um diagrama de casos de uso é útil para identificar requisitos do sistema, comunicar funcionalidade
para os stakeholders e criar uma visão geral clara de como o sistema deve interagir com os usuários
e outros sistemas.
Diagrama de Classes
O que é um diagrama de classes?
Um diagrama de classes é uma ferramenta fundamental na modelagem orientada a objetos,
utilizado para representar a estrutura estática de um sistema mostrando suas classes, atributos,
métodos e os relacionamentos entre as classes. Ele ajuda a definir a arquitetura do sistema e a
entender como as diferentes partes interagem entre si.
Aqui estão os principais conceitos de um diagrama de classes:
1. Classe: Representa um conceito ou entidade no sistema. É uma abstração que define um
conjunto de objetos com características semelhantes e comportamentos comuns. No diagrama,
uma classe é representada por um retângulo dividido em três partes: o nome da classe no topo,
a lista de atributos no meio e a lista de métodos na parte inferior.
2. Atributos: São as propriedades ou características de uma classe. Eles descrevem os dados que a
classe pode armazenar. No diagrama, os atributos são listados na seção do meio do retângulo
da classe. Cada atributo é geralmente representado com um nome e um tipo, podendo também
incluir a visibilidade (público, protegido, privado).
3. Métodos: Representam as operações ou comportamentos que uma classe pode realizar. São
listados na parte inferior do retângulo da classe. Métodos são descritos com um nome e, muitas
vezes, uma lista de parâmetros e um tipo de retorno. Assim como atributos, os métodos
também podem ter visibilidade.
4. Relacionamentos:
Associação: Indica uma relação entre duas classes. Pode ser unidirecional ou bidirecional e
é representada por uma linha simples. Associar uma multiplicidade (como 1..* ou 0..1)
define quantas instâncias de uma classe podem se relacionar com uma instância de outra
classe.
Herança (ou Generalização): Representa uma relação de "é um tipo de" entre classes, onde
uma classe (subclasse) herda atributos e métodos de outra classe (superclasse). No
diagrama, é representada por uma linha com uma seta sólida que aponta para
a superclasse.
Agregação: Indica uma relação de "tem um" entre classes onde uma classe contém outras,
mas essas podem existir independentemente da classe contenedora. Representada por uma
linha com um losango vazio na extremidade da classe que representa a parte.
Composição: Semelhante à agregação, mas com uma relação mais forte, onde a existência
da parte está ligada à existência do todo. Representada por uma linha com um losango
preenchido na extremidade da classe que representa o todo.
Dependência: Mostra que uma classe depende de outra, geralmente para realizar uma
operação. Representada por uma linha pontilhada com uma seta.
5. Interfaces: Definem um contrato de métodos que as classes devem implementar. No diagrama,
uma interface é representada por um retângulo com um estereótipo <<interface>> e pode ser
conectada às classes que a implementam por uma linha com uma seta.
O diagrama de classes é crucial para a engenharia de software porque fornece uma visão clara e
detalhada da estrutura de um sistema, permitindo aos desenvolvedores entender melhor como as
classes interagem e como o sistema é organizado. Ele serve como base para o design e a
implementação do sistema, ajudando a garantir que todos os componentes estejam bem definidos e
organizados.
O que é o PMBOK?
O PMBOK (Project Management Body of Knowledge) é um guia criado para indicar boas práticas no
gerenciamento de projetos. As orientações
do Guia PMBOK® não devem ser seguidas à risca, já que cada projeto possui características
e especificidades que os diferenciam dos demais.
O PMBOK® é uma espécie de enciclopédia sobre gerenciamento de projetos publicada. Sua
publicação é regularmente revisada pelo PMI (Project Management Institute) a cada 4 anos,
aproximadamente.Atualmente o Guia se encontra na 7a. Edição. Sua função é padronizar e difundir
as práticas mais eficientes, testadas e comprovadas por gerentes de projetos do mundo inteiro em
um só guia.
Quais são as metodologias ágeis mais usadas?
As metodologias ágeis são uma forma de acelerar entregas de um determinado
projeto. Ela consiste no fracionamento de entregas para o cliente final em ciclos
menores. Com isso, eventuais problemas podem ser corrigidos mais rapidamente
e os planejamentos serem revistos com os métodos ágeis.
Os principais métodos ágeis São:
Scrum - Kanban - Lean - Feature Driven Development (FDD) - eXtreme Programming (XP) - Microsoft
Solutions Framework (MSF).
Qual é o resultado que aparecerá na tela:
x = 1
y = 10
soma = x * y
soma2 = soma + x
escreva (soma2)
O resultado será:
Se "X" é igual a "1" e "Y" é igual "10".
A variante "soma" vai ser "1 X 10" que é = 10.
A "soma2" é igual o resultado da variante "soma" (10) mais o resultado de "X" (1)
A variante "soma2" = 11.
Logo o resultado que aparecerá vai ser o da "soma2" (11) que é o que o algoritmo pede para escrever (mostrar na tela).