Um modelo de caso de uso é um modelo que descreve como diferentes tipos de usuários interagem com o
sistema para resolver um problema. Ele descreve as metas dos usuários, as interações entre
os usuários e o sistema, bem como o comportamento necessário do sistema para satisfazer estas metas.
Normalmente existirão vários diagramas de caso de uso associados a um determinado modelo, cada um
mostrando um subconjunto de elementos de modelo relevantes para um determinado fim.
Diagramas de Casos de Uso são compostos basicamente por quatro partes:
-> Cenário: Sequência de eventos que acontecem quando um usuário interage com o sistema.
-> Ator: Usuário do sistema, ou melhor, um tipo de usuário.
-> Use Case: É uma tarefa ou uma funcionalidade realizada pelo ator (usuário)
-> Comunicação: é o que liga um ator com um caso de uso
Linguagem de modelagem unificada (UML)
A Linguagem de modelagem unificada (UML) ajuda você a modelar sistemas de diversas maneiras. Um dos
tipos mais populares na UML é o diagrama de classes. Bastante usado por engenheiros de software para
documentar arquiteturas de software, os diagramas de classes são um tipo de diagrama da estrutura
porque descrevem o que deve estar presente no sistema a ser modelado.
O diagrama de classes padrão é composto de três partes:
Parte superior: contém o nome da classe. Esta parte é sempre necessária, seja falando do
classificador ou de um objeto.
Parte do meio: contém os atributos da classe. Use esta parte para descrever as qualidades da classe.
É necessário somente quando se descreve uma instância específica de uma classe.
Parte inferior: inclui as operações da classe (métodos). Exibido em formato de lista, cada operação
ocupa sua própria linha. As operações descrevem como uma classe interage com dados.