Voltar

Diagrama de Caso de Uso

Um modelo de caso de uso é um modelo que descreve como diferentes tipos de usuários interagem com o sistema para resolver um problema. Ele descreve as metas dos usuários, as interações entre os usuários e o sistema, bem como o comportamento necessário do sistema para satisfazer estas metas. Normalmente existirão vários diagramas de caso de uso associados a um determinado modelo, cada um mostrando um subconjunto de elementos de modelo relevantes para um determinado fim.

Diagramas de Casos de Uso são compostos basicamente por quatro partes:

-> Cenário: Sequência de eventos que acontecem quando um usuário interage com o sistema.

-> Ator: Usuário do sistema, ou melhor, um tipo de usuário.

-> Use Case: É uma tarefa ou uma funcionalidade realizada pelo ator (usuário)

-> Comunicação: é o que liga um ator com um caso de uso

Linguagem de modelagem unificada (UML)

A Linguagem de modelagem unificada (UML) ajuda você a modelar sistemas de diversas maneiras. Um dos tipos mais populares na UML é o diagrama de classes. Bastante usado por engenheiros de software para documentar arquiteturas de software, os diagramas de classes são um tipo de diagrama da estrutura porque descrevem o que deve estar presente no sistema a ser modelado.

O diagrama de classes padrão é composto de três partes:

Parte superior: contém o nome da classe. Esta parte é sempre necessária, seja falando do classificador ou de um objeto.

Parte do meio: contém os atributos da classe. Use esta parte para descrever as qualidades da classe. É necessário somente quando se descreve uma instância específica de uma classe.

Parte inferior: inclui as operações da classe (métodos). Exibido em formato de lista, cada operação ocupa sua própria linha. As operações descrevem como uma classe interage com dados.