O Bootstrap tem como objetivo a construção de sites responsivos. O design responsivo garante que todos os elementos da interface funcionem seguindo o conceito mobile first, ou seja, que o design web inicialmente criado pensando em tablets e smartphones se adapte a outros dispositivos, como desktops.
O Bootstrap se baseia em um sistema de colunas ou grades responsivas, que ajudam a distribuir o conteúdo em linhas e colunas, facilitando a inserção de dados. Uma grade tem 12 colunas que se combinam de diversas maneiras.
O Bootstrap conta com uma grande quantidade de classes e elementos:
Classes e etiquetas pré-definidas para fazer o design do conteúdo básico: texto, imagens, tabelas e figuras.
Classes de utilidade para realizar tarefas auxiliares típicas: alinhamento de texto, definição de cores, fundos e elementos, etc.
Componentes ou objetos da interface prontos para usar: breadcrumbs, botões, barras de navegação, formulários, listas suspensas, controles deslizantes, modais, dicas de ferramentas, etc.
Ele é de código aberto e o código, criado e atualizado por especialistas, se encontra em repositórios de acesso livre, como o Github ou o CodeHim.
Ele é compatível com as versões mais recentes dos navegadores mais populares (Chrome, Safari, Mozilla, etc).
Os modelos se adaptam com facilidades a diferentes escalas.
Oferece diversos elementos web personalizáveis.
Se integra a bibliotecas de extensões adicionais de JavaScript.
A linguagem usa Less serve para variar estilos web.
Há muita informação detalhada e exemplos práticos disponíveis para os desenvolvedores, tanto no portal oficial quanto em páginas especializadas.