Bem vindo!






img
Sistema Solar
Permeando praticamente toda a extensão do Sistema Solar, existem incontáveis objetos que constituem a classe dos corpos menores. Os asteroides, essencialmente rochosos, concentram-se numa faixa entre as órbitas de Marte e Júpiter que se assemelha a um cinturão. Além da órbita do último planeta, a temperatura é suficientemente baixa para permitir a existência de fragmentos de gelo, que se aglomeram sobretudo nas regiões do Cinturão de Kuiper, disco disperso e na nuvem de Oort; esporadicamente são desviados para o interior do sistema onde, pela ação do calor do Sol, transformam-se em cometas.


img
Terra

A Terra é o terceiro planeta mais próximo do Sol, o mais denso e o quinto maior dos oito planetas do Sistema Solar.
É também o maior dos quatro planetas telúricos. É por vezes designada como Mundo ou Planeta Azul.
Lar de milhões de espécies de seres vivos,[13] incluindo os humanos,
a Terra é o único corpo celeste onde é conhecida a existência de vida.
O planeta formou-se há 4,56 bilhões de anos, [14][15][16][17] e a vida surgiu na sua superfície um bilhão de anos depois.
Desde então, a biosfera terrestre alterou significativamente a atmosfera e outros fatores abióticos do planeta.A Terra é considerada um planeta telúrico e possui sua estrutura interna dividida em: crosta terrestre, manto e núcleo.



img
Netuno
O planeta Netuno é um dos oito planetas que compõem o Sistema Solar. Ele é classificado como planeta gasoso em razão da sua composição atmosférica formada basicamente por gases. Há em Netuno 14 satélites naturais, ou seja, luas, que o orbitam. Além das luas, há cinco grandes anéis no referido planeta. Pelo fato de Netuno ser o planeta mais distante do Sol, apresenta grande distância com relação aos corpos celestes mais estudados pela ciência.É um corpo celeste gasoso que compõe o conjunto de oito planetas pertencentes ao Sistema Solar. São suas características as baixíssimas temperaturas, a composição por gases diversos e o registro de fortes ventos. Seus 14 satélites naturais são: Náiade, Tritão, Galateia, Nereida, Talassa, Halimede, Despina, Sao, Larissa, Laomedeia, Hipocampo, Psâmate, Proteu e Neso.



Saturno
Saturno é o sexto planeta a partir do Sol e o segundo maior do Sistema Solar atrás de Júpiter. Pertencente ao grupo dos gigantes gasosos, possui cerca de 95 massas terrestres e orbita a uma distância média de 9,5 unidades astronômicas. Possui um pequeno núcleo rochoso, circundado por uma espessa camada de hidrogênio metálico e hélio. A sua atmosfera, também composta principalmente de hidrogênio, apresenta faixas com fortes ventos, cuja energia provém tanto do calor recebido do Sol quanto da energia irradiada de seu centro. Entretanto, estas bandas possuem aspecto pouco proeminente, com coloração que varia do marrom ao amarelado, devido à espessa névoa que envolve o planeta, além das camadas de nuvens.



Marte
Marte é um planeta rochoso com uma atmosfera fina, com características de superfície que lembram tanto as crateras de impacto da Lua quanto vulcões, vales, desertos e calotas polares da Terra. O período de rotação e os ciclos sazonais de Marte são também semelhantes aos da Terra, assim como é a inclinação que produz as suas estações do ano. Marte é o lar do Monte Olimpo, a segunda montanha mais alta conhecida no Sistema Solar (a mais alta em um planeta), e do Valles Marineris, um desfiladeiro gigantesco. A suave Bacia Polar Norte, no hemisfério norte marciano, cobre cerca de 40% do planeta e pode ser uma enorme marca de impacto.[2][3] Marte tem duas luas conhecidas, Fobos e Deimos, que são pequenas e de forma irregular..



Júpter
Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, tanto em diâmetro quanto em massa, e é o quinto mais próximo do Sol.[12] Possui menos de um milésimo da massa solar, contudo tem 2,5 vezes a massa de todos os outros planetas em conjunto. É um planeta gasoso, junto com Saturno, Urano e Netuno. Estes quatro planetas são por vezes chamados planetas jupiterianos ou planetas jovianos, e são os quatro gigantes gasosos, isto é, que não são compostos primariamente de matéria sólida.[13] Júpiter é composto principalmente de hidrogênio, sendo um quarto de sua massa composta de hélio, embora o hélio corresponda a apenas um décimo do número total de moléculas. O planeta também pode possuir um núcleo rochoso composto por elementos mais pesados, embora, como os outros planetas gigantes, não possua uma superfície sólida bem definida. Por causa de sua rotação rápida, de cerca de dez horas.



Copyright ; © Este site contém direitos autorais >